Ver temas relacionados
 

Lisboa o centro do comércio

Nos séculos XV e XVI, os Descobrimentos Portugueses transformaram Lisboa numa cidade cosmopolita, passando esta a ser o grande centro de trocas comerciais e um ponto de encontro de culturas, gentes e conhecimento.
A política naval portuguesa do século XVI e o sucesso das viagens marítimas fizeram de Lisboa um porto de paragem obrigatória para todos aqueles que navegam nas rotas do comércio internacional.
A cidade lisboeta foi desta maneira o primeiro entreposto europeu, onde as mercadorias trazidas das novas terras descobertas em África, na América e na Ásia desembarcavam no porto de Lisboa. As riquezas e culturas provenientes destes Novos Mundos descobertos foram introduzidas em Portugal, contribuindo decisivamente para que Lisboa fosse a cidade mais rica e influente daquele tempo.
Memórias dos Descobrimentos

Na zona ribeirinha de Lisboa concentram-se algumas das principais memórias da época dos Descobrimentos onde foram erguidos edifícios relacionados com o comércio das especiarias.

O monumento dos Descobrimentos, um dos exemplos da exaltação desta época, foi levantado em honra dos vários heróis que contribuiriam para as descobertas além-mar. O Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, são outros monumentos exemplares, de estilo manuelino e inspirado em motivos marinhos, que também celebram a conquista dos mares e demonstram a riqueza daquela época.

 

 

 
   
 
inLisboa.com | Rua da Atalaia nº 153 R/C 1200-039 Lisboa | Tel/Fax : (+351) 21 343 19 11 | info@inLisboa.com