A terra tremeu em Lisboa

Dez mil mortos, uma cidade destruída este foi o balanço dramático do terramoto de 1755 em Lisboa. O que distingue esta catástrofe natural de outras foram as suas consequências em todo o “Mundo”.

Eram aproximadamente 9h40m da manhã, do dia 1 de Novembro de 1755, Dia de Todos os Santos, quando um terrível sismo atingiu Lisboa. Em nove minutos sucederam – lhe quatro abalos, de tal modo violentos que o céu ficou obscuro por vapores sulfurosos e a poeira dos edifícios que desmoronaram. Este terramoto foi um dos mais destruidores da história, em particular nos bairros com muita gente e o centro urbano ocupado pela corte e as actividades comerciais.
Alguns instantes mais tarde, um tsunami (maremoto) arrasa a parte baixa e litoral da cidade, o Terreiro do Paço (leito do rio esse que recuou e que obrigou centenas de pessoas que fugiram para aí, até que o rio voltou e com grande violência); o maremoto foi acompanhado de um gigantesco incêndio, tendo as chamas causado a maior parte de estragos, tendo sido tão fortes que elas eram visíveis em Santarém, aproximadamente 70 quilómetros a Nordeste de Lisboa.

Intensidade
É estimado actualmente em 10 000 mortos o nº de mortos, sobre uma população aproximadamente de 260 000 habitantes. Tendo o balanço material sido muito pesado.
Sobre as 40 principais igrejas que contava a cidade, 35 ficaram em ruína.
A casa real perde os seus mais bonitos florões, o Paço da Ribeira (o Palácio Principal), a Igreja Patriarca e a Ó (inaugurada muito recentemente), uma parte das suas colecções de jóias e de quadros e sua biblioteca de 70 000 volumes tesouro esse conservado nos armazéns das Índias, actualmente a “Casa dos Bicos” onde estava grande parte da História dos Descobrimentos.

Imprevisível
Imprevisível por natureza, o sismo de1755 foi uma surpresa para a população, pois esta conhecia mal esta ameaça. É verdade que a ausência de terramotos destruidores sobre longos períodos impede que a lembrança de estas catástrofes se transmita de geração em geração.
O período de recorrência dos sismos é um efeito extremamente irregular, mesmo assim o número de abalos por século é teoricamente pouco mais ou menos comparável.

Repercussões
O efeito da catástrofe teve repercussões considerável em todas capitais europeias.
Em Viena, a imperatriz Maria Teresa proibiu as festas do Carnaval. A Dinamarca dedica um dia solene de jejum e de acções de graças no dia 14 de Maio de 1756 para agradecer a Deus de os ter preservado.
O terramoto deixou um rasto duradoiro nas consciências de todos os Europeus e Marroquinos.
Certas vilas do interior conservam ainda hoje, nos chafarizes a lembrança da perturbação, nos seus chafarizes do acontecimento trágico do dia 1 de Novembro de 1755.
E até Voltaire refere o terramoto.

Teorias
Na altura alguns sábios põem como principal causa deste acontecimento da natureza, os mecanismos celestes e a atracção solar, a circulação dos elementos no interior da Terra, o desabamento de cavidades subterrâneas, outros dizem que o sofrimento é a prova para o Homem se poder se libertar dos seus pecados para obter salvação por o sacrifício de Cristo.
A reconstrução de Lisboa foi levada a cabo por Marquês de Pombal que definiu um urbanismo racional e esclarecido.

 
   
 
inLisboa.com | Rua da Atalaia nº 153 R/C 1200-039 Lisboa | Tel/Fax : (+351) 21 343 19 11 | info@inLisboa.com