TALHA DOURADA

Talha (Dourada) A sua origem data do século XV e prolonga-se até ao início do século XIX, quando entra em decadência. É no período do Barroco, entre os séculos XVII e XVIII, que a talha atinge maior esplendor.
Esta arte torna-se um meio de propaganda ao serviço da religião. Através da sua grandiosidade e do brilho reflectido pelo ouro, encaminha o crente para os princípios da Igreja Católica. O espaço sagrado das igrejas é invadido pela talha dourada.
Existia uma grande variedade de madeiras utilizadas na arte da talha portuguesa, onde o castanho e o carvalho se destacam pela sua preferência.
Por volta de 1600, a talha liberta-se das pinturas e surgem retábulos com a parte central da tribuna aberta, para o abrigo das estátuas de Santos. No século XVII surge uma nova tendência do retábulo, o Jesuítico. O retábulo da capela-mor de São Roque é o modelo desta nova variante.
São inúmeros os locais onde podemos encontrar a graciosidade e fluidez das formas desta arte que se insinua e nos transporta ao longo de várias épocas.


   
 
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