INdestaque

Referências


    No Parque Nacional de Redwood crescem as Sequoia sempervirens, as mais altas árvores do planeta que facilmente ultrapassam os 100 metros, chegando a maior a alcançar os 112 metros.

   O urso pardo da Ilha de Kodiak (700 a 1000 quilos) é o maior carnívoro terrestre.
A Sierra Nevada constitui o habitat ideal para o maior ser vivo que se conhece: a célebre Sequoia giganteum, a famosa General Sherman de 84 metros, cujo volume ronda os 1500 metros cúbicos.

   No Great Basin National Park sobrevivem  os Pinus longaeva, alcançando idades na ordem dos 4000 a 5000 anos. Estas árvores são os seres vivos que maior idade atingem.

   Os Grandes Lagos, situados entre os Estados Unidos e o Canadá, são: Superior, Michigan, Hurão, Erie (entre este e o seguinte se precipitam as mundialmente famosas cataratas do Niagára) e Ontário, e juntamente com o rio São Lourenço constituem o maior sistema fluvial navegável  do  mundo.

   Grandes rios: Missouri-Mississípi (com 6019 km é o quarto em comprimento a nível mundial), Mackenzie, Rio Grande, Columbia e Colorado (esculpiu uma das mais monumentais paisagens da Terra –o Grand Canyon).

   As principais formas de relevo são: a ocidente os antigos  montes Apalaches (monte Mitchell  2037 m), ao centro as grandes planícies, a norte o Escudo Canadiano e finalmente a oeste as  poderosas e complexas cordilheiras pertencentes ao grande sistema das Montanhas  Rochosas  (Monte Mckinley 6194 m), continuando para o sul, ocupando quase todo o território do México, as Sierras Madre Oriental, Ocidental e a do Sul (Orizaba de 5700 m e o vulcão Popocatépetl de 5452 m). A norte  encontra-se a maior ilha do mundo, a Gronelândia.
 

António Pedro Cartaxo