Introdução




   Este Dossier foi realizado em 1996 para um jornal de uma Universidade (O Exclusivo da UAL-Autónoma), mas a informação que contem é muito actual e mostra-nos o que se tem passado em Timor Leste e na Indonésia e a evolução de todo o processo ao longo do tempo.
 

   20 anos após a ocupação Indonésia de Timor - Leste ( a 7 de Dezembro de 1975 )  devido há complacência essencialmente dos E.U.A., Austrália e do próprio governo português, que se alheou um pouco deste pequeno cantinho no mundo, devido a todo o conturbado período que Portugal passou após o 25 de Abril - período esse que ia levando a uma Guerra Civil em Portugal -, voltamos a olhar para Timor - Leste, e tentamos remediar os erros do passado.

   Portugal começa a dar grandes passos no sentido de despertar a consciência da Comunidade Internacional, para que finalmente o povo de Timor Leste tenha a tão esperada Independência. Porém, mesmo após mais de 300.000 mil mortos, países como a Austrália e os E.U.A. não querem reconhecer os seus erros e condenar a Indonésia pelo que fez.

   Só quando especialmente o governo dos E.U.A. começar a pressionar a Indonésia e a ter acções concretas no âmbito das Nações Unidas, aí sim poderão ser enviados observadores das Nações Unidas para Timor - Leste, para assegurarem o processo democrático de transição para a Independência.

   Seria o início do fim desta tragédia que para nós dura a apenas duas décadas, mas para o povo timorense dura uma eternidade, devido a um governo ditatorial que quer na Indonésia quer em Timor -Leste já matou perto de um milhão de seres humanos em nome do prosseguimento do regime e da lógica da Guerra - Fria.

Indonésia olha para os teus erros e emenda-os, e  também vocês sairão vencedores.