Clique nas setas para ver outras curiosidades
         

O Largo do Rossio (Praça D. Pedro IV)

Este belo largo rectangular, junto com a adjacente Praça da Figueira, faz as limitações ao arruamento pombalino da Baixa. É um dos largos mais importantes e movimentados de Lisboa, indo muito além das expectativas iniciais. Os seus projectistas pensaram que o Largo do Rossio seria sempre levado a segundo plano, na escolha dos portugueses pelo facto de a Praça do Comércio ter sido o local de eleição da “Nação Nova”, mas sucedeu o contrário. O Largo do Rossio “recebe” centenas de passeantes, turistas e comerciantes por dia e tem sido um local popular de Lisboa escolhido para conversar e discutir, comprar e vender…
Foi abalado pelo Terramoto de 1755, mas este contribuiu para que o Largo fosse melhorado. Antes, era frequente ser inundado pelas águas do Rio Tejo, quando a maré subia, tendo os destroços do terramoto sido aproveitados como barreira para as águas não inundarem o espaço.
Antes do terramoto, contava com edifícios assimétricos e de diferentes estilos; pós-terramoto, com as suas remodelações, os edifícios são simétricos e partilham quase todos do mesmo estilo.
Neste largo contamos com a presença do belo Teatro Nacional D. Maria II, o elegante Café “Nicola”, a Pastelaria “Suiça”, a Estátua de D. Pedro IV e as duas fontes monumentais de origem francesa, para além de muito comércio e escritórios.

Voltar à página da Baixa-Chiado

 
 
 
 
inLisboa.com | Rua da Atalaia nº 153 R/C 1200-039 Lisboa | Tel/Fax : (+351) 21 343 19 11 | info@inLisboa.com