Clique nas setas para ver outras curiosidades
           

 

Casa dos Bicos

Em 1523 foi construída esta casa que dá nas vistas devido à sua fachada coberta de bicos. A sua característica mais evidente é a ornamentação da fachada, decorada com pedras talhadas em forma de ponta de diamante. Daí também ser conhecida por Casa dos Diamantes. A fachada é uma adaptação de um estilo popular na Europa do século XVI e surge com a intersecção de arcos manuelinos. Também se chamava Casa das Índias e controlava o comércio para as Índias.
A Casa dos Bicos deve-se à iniciativa de Brás de Albuquerque e o projecto foi atribuído a Francisco de Arruda. Nesta obra é visível a alternância do geometrismo das pirâmides com superfícies rectas.
Esta construção era constituída por dois andares, uma loja e sobreloja.O primeiro piso nobre constituía o rés-do-chão da fachada norte. Virada para o rio, a fachada sul, mostra a loja e sobreloja.
A casa fica bastante danificada com o incêndio e terramoto de 1755. Foi reconstruída em 1772 e ficou completamente alterada. Passou a ser constituída por loja e sobreloja. Os dois andares superiores foram restaurados de acordo com velhas representações de Lisboa em azulejos e gravuras. Ainda são visíveis os restos da torre medieval.
O moderno interior dos andares inferiores é usado para exposições temporárias, organizadas pela Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses.

Voltar à página da Baixa-Chiado

   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
inLisboa.com | Rua da Atalaia nº 153 R/C 1200-039 Lisboa | Tel/Fax : (+351) 21 343 19 11 | info@inLisboa.com